terça-feira, 16 de junho de 2015

24. O Show Deve Continuar


Noite inquieta e quente, repleta de latidos e gritos das sirenes.
De algum modo, o caos me conforta.
Entediado, eu vejo como o mundo enlouquece e como aos poucos devora-se.
Muitos não comem a carne de seus semelhantes, mas se divertem com o seu sangue.
Não posso nem pensar em dormir sem antes saber quem foi encontrado deitado na sarjeta.
E adivinhe: meu jantar queimou enquanto eu espiava a vida (e a desgraça) alheia!
Falemos, então, de coisas mais agradáveis:
Compre agora a solução para todos os seus problemas.
Compre agora esse altamente tecnológico pente para careca.
Compre agora essa fórmula milagrosa de emagrecimento.
Compre!
E após os comerciais, não perca uma revelação que somente nós temos.
Sim, somos abutres patrocinados.
Eles acreditam em nosso talento de contar tudo o que você quer ouvir, mas não admite.
Todas as notícias ruins que anseia receber já durante o café da manhã.
Sabemos que quer ver sangue e depois agradecer por não ser o teu.
Pede cabeças em bandejas durante o lanche da tarde – e a de seu vizinho, também.
Se teu vizinho não pensa o mesmo que tu pensas, ele é o seu pior inimigo.
Se não pensas o mesmo que o teu vizinho, ele é o seu pior inimigo.
Durante o jantar, alguém reclama dos nervos no bife e esbofeteia quem o assou.
Mas respire: isso é apenas uma cena de novela mostrando algo que acontece todos os dias.
Um beijo de amor entre pessoas do mesmo sexo é algo que também acontece no mundo.
Mas isso parece impactar as famílias muito mais que um filho matando seu próprio pai.
Mas tudo bem, isso é apenas uma ficção, não é mesmo? Faz parte.
Nos dias seguintes, novos crimes de parricídio são relatados.
E o contrário, também.
A vida imita a arte ou a arte imita a vida?
Meus olhos enxergam uma veia saltitante na têmpora de um apresentador exaltado.
Telejornal policial. Nosso vício diário de adrenalina negativa.
Minha mente anestesiada – mas não inteiramente morta – fantasia um infarto ao vivo.
Paro de rir quando penso no sofrimento alheio e lembro de ser novamente humano.
Então troco de canal, e troco de canal, e troco de canal...
E Modelo Anoréxica foi vista na caminhada matinal com Subcelebridade.
E Fulano de Tal foi eliminado do Reality Show.
E eles voltam para se dizerem testemunhas oculares de uma cena de acidente.
Olham para a vítima agonizante; quase imploram por uma entrevista entre as ferragens e os escombros.
Garotas sorriem ou fazem bicos de pato e posam para as câmeras.
Pessoas acenam: Veja só, mamãe, estou aparecendo na televisão!
Ele pode ter descoberto a cura definitiva para o câncer, mas... hei! Veja só quem aí vem!
Cantor de Um Só Sucesso está passeando com seus cachorros.
Não, esqueça esse anônimo e mire a câmera neste outro aqui!
Isso é um pouco mais importante.
Podemos resgatar um pouco a glória de seus melhores dias. Por alguns minutos.
Isso, sim, é notícia.
Oh! Ator agrediu a esposa, Atriz. Isso, sim, é uma notícia muito mais quente!
Ganhamos o pão nosso de cada dia porque a violência nunca sai de férias.
As pessoas apreciam e clamam pela continuidade do espetáculo.
Olá?
Tem alguém vivo aí?
Tivemos falhas técnicas, mas estamos de volta.
Tudo bem, eu já li sobre isso.
E já ouvi isso hoje, duas vezes.
Contem-me uma novidade.
A realidade já não me choca. Quero mais!
Ninguém apanha nesta droga de filme?
Ninguém grita por socorro?
As boas novas surpreendem.
Morador de rua devolve uma carteira recheada a um dono desesperado.
Um ato de honestidade choca o público, pois foge do esperado.
O bem não é vendável e não desperta o interesse do mercado.
O mal, por outro lado, não é conhecido por ser discreto.
Nem por ser sutil.
O mal não bate à porta, mas entra pela janela.
O mal justifica nossas sagradas reclamações.
Amamos ver tudo isso e amamos dizer: Esse mundo está mesmo perdido.
Tsc, tsc, tsc...
Cansado, fecho meus olhos e ouço o mundo desabar sem que eu seja tocado.
O caos realmente me conforta.
Como eu poderia cair no sono sem antes ouvir o coro das sirenes?


-------------------------------------------------


Para mais informações e novidades:

Sigam-me em meu perfil no Google Plus

Sigam-me também no Twitter

Curtam e sigam minha Página do Facebook

6 comentários:

  1. Cada vez melhor Rodrigo. Parabéns.
    Você conseguiu transformar em palavras um sentimento que,tenho certeza ,ocorre na maioria das pessoas,mas ficamos inebriados pelas "distrações" multiplas que recebemos.
    Uma reflexão que se faz necessária.
    Merece ser lida pelo maior numero de pessoas possivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Alvaro.
      Sim, ao mesmo tempo em que somos bombardeados pela desgraça (no mínimo, sob a distância de nossas paredes e as ruas, quando não dentro de nosso próprio lar; o que não é o caso, ainda bem), e sabendo que há muita loucura no mundo, ainda assim recebemos essas distrações, como que dizendo: a vida continua, assista ao show do conforto de sua poltrona e reclame sobre como o mundo está perdido, mas não deixe de acompanhar as novidades. Tudo vira um espetáculo. E isso desde sempre.

      Grato mais uma vez por ter lido e por indicar meu texto. Aquele forte abraço.

      Excluir